Somos uma organização da sociedade civil, criada em 1986, que atua a partir do tripé Informação e Educação, Incidência sobre os centros de poder e Inovações na práxis do Desenvolvimento e da Democracia. Construímos nessa trajetória de três décadas importantes relatórios, balanços, pesquisas e demais trabalhos em prol de críticas e “políticas alternativas” para a economia do mundo, da América do Sul, do Brasil e do Rio de Janeiro, onde estamos sediados.

Alguns desses documentos representam significativos marcos no campo do conhecimento em que se inserem, como os estudos sobre economia solidária, dívida e economia feminista e os estudos de caso sobre os impactos dos megaprojetos nas economias e modos de vida dos países do sul, por exemplo.

O desafio de difundir os grandes temas da economia, palavra cuja origem grega remete à ideia de “gestão da casa”, faz parte da nossa história e ainda hoje é o guia da nossa atuação.

Acreditamos que a emancipação para uma civilização qualitativamente superior passa necessariamente pela difusão do pensamento crítico, divulgado ao maior número de pessoas possíveis. Como nos ensinou o sindicalista e comunicador popular Vito Giannotti, a compreensão dos mecanismos que determinam a opressão e a injustiça social passam pela necessidade de se comunicar bem, de aliar teoria e prática.

A iniciativa desta Biblioteca Virtual busca, portanto, atingir esse objetivo: a educação popular como caminho de difusão de informação e de transformação da realidade.

Esperamos que ela seja útil a pesquisadores e pesquisadoras, integrantes de movimentos e organizações sociais e ao público em geral curioso pelas travessias do conhecimento para a construção de uma nova realidade.

Boa pesquisa e boa leitura!